domingo, 4 de dezembro de 2022

Lit: um guia cristão para a leitura de livros - um breve review


Conforme comentado na última postagem (Como escolher e avaliar um bom livro?), neste texto falaremos um pouco sobre o livro Lit: um guia cristão para a leitura de livros, de Tony Reinke.

O livro é focado em orientações acerca do hábito de ler literatura, isto é, obras de ficção, e se divide em duas partes.

A primeira, “Uma teologia dos livros e da leitura”, foca numa parte, digamos, mais filosófica do hábito de ler. Acho bastante salutar este tipo de abordagem porque cristãos, muitas vezes e em especial evangélicos, são um tanto reticentes ao se aproximar de livros de ficção.

Na segunda parte, “Alguns conselhos práticos sobre a leitura de livros”, o autor traz alguns tópicos e dicas para a aplicação da leitura e o aprofundamento do assunto. Afinal, não basta ter apenas a “filosofia” acerca do hábito: é preciso praticá-lo.


Há vários trechos do livro que me chamam a atenção, mas dois em especial eu gostaria de trazer aqui.

Ler em um mundo tomado de imagens: “Em um mundo tão facilmente satisfeito com imagens, é fácil demais desperdiçar nossas vidas assistindo televisão e desperdiçando nosso tempo livre com entretenimento. Nós temos um chamado maior. Deus nos chamou para viver nossa vida por fé e não por vista – e isto significa nada menos que comprometer nossas vidas com a busca da linguagem, revelação e grandes livros”
página 69.

A importância da imaginação: “a nossa imaginação secundária é essencial para a nossa busca de santidade (...) Nós imaginamos porque Deus imagina. Na verdade, antes mesmo de o mundo existir, tudo já existia simplesmente na imaginação de Deus” página 118.

Recomendo fortemente a leitura deste livro.

Na próxima postagem falarei um pouco do livro Como ler livros, de Mortimer Adler. Outro manual do qual podemos tirar muito proveito.

Deixo aqui também a série de vídeos sobre o livro Lit! produzido pelo Pr. Pedro Pamplona. O primeiro vídeo da série está abaixo:

Imagem: Pixabay.

0 comments:

Postar um comentário