quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Como escolher e avaliar um bom livro?

Segundo o livro Lit, de Tony Reinke, há 130 milhões de livros publicados no mundo, dentre os quais dezoito milhões nos Estados Unidos. Um amigo, envolvido com o mercado editorial, me informou em 2020 que a Câmara Brasileira do Livro (CBL) aponta que 3 milhões destes 130 estão publicados no Brasil.

Se você for um leitor bastante eficiente – digamos que leia 30 livros por ano – conseguirá ler uma fração muito pequena, diminuta, deste amontoado. Em 80 anos terá lido 2400 livros – 0,08% dos 3 milhões já publicados. Atenção: é menos que a décima parte de 1%. E quando você estiver com 80 anos, este número de 3 milhões já terá crescido muito.

Como escolher, entretanto, um bom livro para levar para casa? Qual o crivo? Se é uma narração, como escolher uma em detrimento de outra? Se é um texto dissertativo, como avaliar?

Certamente que a escolha do que vamos ler deve levar em consideração a qualidade do conteúdo e a reputação dos autores. É preciso saber observar se há bons argumentos, numa estrutura argumentativa clara, bem expressa e consistente. Também há prazer em ler um texto, uma história, bem escrita, que consegue se comunicar com os leitores e combinar estilo, fluência, beleza e respeito à norma culta. Obras com linguagem mais rebuscada têm seu espaço e seu público, que é mais segmentado.

Com base nisso, as duas próximas postagens no blog apresentarão breves reviews de dois livros que ajudam a responder estas (e outras) perguntas.

Daqui a 15 dias falo um pouco sobre Lit!: Um guia cristão para leitura de livros.

Imagem: Flickr.

0 comments:

Postar um comentário