domingo, 18 de dezembro de 2022

Devocional - Isaías 9:6 - Um Messias para toda a humanidade

"Pois um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. O governo estará sobre seus ombros, e ele será chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz".

Isaías 9:6, NVT

Em Isaías 9:6 temos uma das promessas messiânicas mais conhecidas da Bíblia. Neste versículo vemos a promessa de um Messias, o Ungido de Deus, que parte de uma etnia essencialmente marginal, periférica, lateral (os judeus) para toda a humanidade.

Sua origem judaica se destaca a partir da ascendência davídica (9:7; 11:1). Um presente que é dado a toda humanidade, fato este revelado na glória que encherá a "Galileia dos gentios" (9:1). Como destaca André Reinke no livro "Aqueles da Bíblia", p. 443, a Galileia, desde o início do exílio até a época dos Macabeus, foi continuamente povoada por estrangeiros.

Judeu e galileu ao mesmo tempo: um Messias que abarca todas as pessoas do mundo. O Messias universal previsto em Isaías.

Os 4 títulos apresentados revelam a natureza divina do Messias. O Ungido é o Deus forte e poderoso que sempre acompanhou Israel e que por meio do Messias estende Sua graça a todos os povos. Ele é o Pai eterno que cuida de Seus filhos e cujo governo trará paz. Ele é um Maravilhoso Conselheiro que cuida, aconselha, orienta e dirige Seu povo. Título este, acrescento, que me remete ao ministério do Espírito Santo, o Consolador, conforme revelado no Novo Testamento (cf. Isaías 11:2).

Jesus de Nazaré é o Ungido de Deus (Cristo significa "Ungido" em grego). Ele atende a todos os requisitos da profecia de Isaías. Um judeu que vem da Galileia. Um descendente de Davi. Aquele em quem a Trindade se revela. Sua natureza divina é alegada, defendida, testemunhada e evidenciada. Seu Reino, Governo, Principado não é bélico, mas de paz, amor, compaixão e misericórdia.

Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

 Feliz Natal a todos nós.

Imagem: Flickr.

0 comments:

Postar um comentário